segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Let’s talk - universidade

O ano passado entrei na universidade com o intuito de mudar de curso. Apesar de ter entrado nunca me apliquei a 100% pois o objetivo era mudar de curso... o meu curso tem uma média alta e eu não conseguiria entrar sem ser por transferiencia interna.

Apesar de estar no meu curso de sonho, tem sido algo desafiante e cansativo para mim. A rotina das aulas é algo que até gosto, levantar-me de manhã e ir para as aulas é algo que deixa satisfeita porém, o que vem além das aulas deixa-me super desgastada e obrigou-me a mudar a minha rotina.
Entre estudar, fazer trabalhos e preparar frequências está a ansiedade, a frustração e o cansaço psicológico. 
Não fiz ensino regular no secundário e, apesar de não me arrepender, se tivesse escolhido o ensino regular teria vindo muito mais preparada para os métodos universitários, e ter passado 2 anos parada não ajudou em nada.
Tem dias que não tenho capacidade sequer de olhar para seja o que for que envolva a universidade e tenho dias, em que fico super stressada com a matéria ou os trabalhos e entro em ansiedade completa.
Claro que há aulas mais leves e outras mais complexas, e as mais leves, eu consigo acompanhar bem e perceber a matéria mas, as aulas mais complexas deixam o meu sistema nervoso descontrolado - não consigo acompanhar as aulas e não consigo compreender a matéria e isso deixa-me super frustada.

Nem tudo é mau como é óbvio, são ‘obstaculos’ como estes que nos formam e nos preparam para o que vem depois da universidade mas, temos que ter muita força de vontade e temos que conseguir distrair a nossa mente quando é necessário.

Com isto, a minha rotina mudou bastante... passei de sair todos os dias (tanto a tarde como a noite) para só sair de vez em quando e passar mais tempo em casa. Esta mudança de rotina não me deixa desconfortável, muito pelo contrário, permite-me relaxar quando necessito e descansar mais, o que eu acho essencial para uma vida universitária.

Apesar de agora estar a ser uma ‘experiencia’ super stressante, tenciono adaptar-me a este ritmo aos poucos, pois para mim é mais fácil adaptar-me a algo aos poucos do que ser algo de rompante.

Vou entrar agora na época de frequências e trabalhos sem fim, e desejo sorte, sobretudo, a mim mesma, mas também as pessoas que estão a passar pelo mesmo (nem todas as pessoas passam por este tipo de stress, admiro essas pessoas).

Este post, foi um desabafo, e tenciono trazer atualizações positivas em relação a este assunto.
Para quem está a passar pela mesma ‘experiência’ que eu, aconselho-vos:

Vejam a vossa série favorita nos vossos tempos livres para relaxar;
Alimentem o vosso hobbie de maneira a ocupar a cabeça com algo mais sem ser a universidade;
Saiam e vão tomar café com os vossos amigos quando estão mais stressados;
Estudem acompanhados por um amigo (ou mais) as matérias mais frustrantes;
Deitem-se cedo e durmam bem, para no dia seguinte a cabeça não estar tão cansada;
Muita força nessa hora !

Trarei novidades em breve, até ao próximo post !

4 comentários:

  1. Muita força nisso, não é fácil de todo mas a melhor de conseguir algum sucesso é tentar organizar tudo, criar métodos e rotinas de estudo. Boa sorte, vai tudo correr bem 😊🙏🏼

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  2. Todos os cursos têm aquelas cadeiras "monstras" que nos deixam mais desmotivados, mas vais conseguir dar a volta por cima :)

    ResponderEliminar
  3. Acho que o que estás a sentir faz parte da vida académica. Eu tive no ensino regular e sem paragens passei logo para um curso de 5 anos. Só nos últimos dois consegui mesmo gostar do curso a 100%. A ansiedade, o não poder ver nada disso à frente, a ansiedade em trabalhos/exames e até o choro fazem parte, claro que depende de cada um de nós e de como aguentamos as coisas. Se fosse fácil todos o faziam. Se realmente gostas vais ver que vais dar a volta por cima e no fim, olhar para trás com orgulho de tudo o que aprendeste. Porque acredita que tudo o que estás a passar agora te está a ensinar muita coisa para a vida.

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
  4. Im not able to view this website properly on firefox I believe theres a drawback
    to convey that consider. Consistently practice your current heart and soul..
    RCG Online Store

    ResponderEliminar

U may also like...